Concentração direta de renina auxilia rastreio de aldosteronismo

O sistema renina-angiotensina-aldosterona, são um conjunto de peptídeos, enzimas e receptores envolvidos no controle da pressão arterial. A enzima proteolítica renina faz parte do sistema renina-angiotensina, um sistema enzimático-peptídico, sintetizado tanto na circulação como nos tecidos, sendo responsável por um dos mais potentes mecanismos de vasoconstrição.

Sua liberação está associada a estímulos fisiológicos, tais como diminuição do volume hemático e da tensão arterial e perda de sódio, tendo um importante papel de catalisar a formação de Angiotensina I.

Tendo em vista o aldosteronismo primário como sendo a causa mais comum de hipertensão secundária, sendo de importante diagnóstico, temos de mais avançado no mercado medindo a concentração real,o teste LIAISON® Direct Renin, que usa a tecnologia da quimioluminescência (CLIA) e é um imunoensaio para a determinação

quantitativa in vitro da renina em amostras de plasma humano obtido com EDTA. A determinação da renina é útil no diagnóstico e no tratamento de diferentes tipos de hipertensão no homem.

🔎Observa-se uma diminuição dos níveis de renina em:

Aldosteronismo primário

Retenção de sais em decorrência de terapia esteróide.

Terapia com vasopressina (ADH).

Hiperplasia supra-renal congénita com deficiência de 17-hidroxilase

🔎Observa-se um aumento dos níveis de renina em:

Aldosteronismo secundário (hipertensão grave de origem renal)

Doença de Addison.

Dieta pobre em sódio, administração de diuréticos, hemorragias

Insuficiência renal crônica.

Hipertensão essencial.

Tumores renais que sintetizam renina.

Para ler mais sobre o assunto acesse o site da Labnetwork.