Maiores investimentos, inovação e foco na equidade são vitais para acabar com a epidemia de HIV. As novas infecções anuais estimadas por HIV foram 12% menores em 2021 em comparação com 2017 – caindo de cerca de 36.500 infecções para cerca de 32.100 – de acordo com novos dados do CDC.
O declínio foi impulsionado por uma redução de 34% em novas infecções entre jovens de 13 a 24 anos, principalmente entre homens gays e bissexuais. Os esforços de prevenção do HIV devem ir mais longe e o progresso deve ser mais rápido, no entanto, para que os ganhos alcancem as populações de forma equitativa e para que as metas nacionais acabem com a epidemia do HIV ser alcançado.
De acordo com as últimas estimativas do CDC, as infecções anuais por HIV caíram de 9.300 em 2017 para 6.100 em 2021 entre jovens de 13 a 24 anos. O declínio entre jovens gays e bissexuais (que representam cerca de 80% das novas infecções nessa faixa etária) impulsionou a tendência, caindo de cerca de 7.400 infecções para cerca de 4.900 durante o período.
Os dados sugerem que o alcance aprimorado do teste de HIV, tratamento e profilaxia pré-exposição (PrEP) contribuiu para o progresso na prevenção do HIV entre jovens gays e bissexuais.
Entre os principais indicadores de prevenção do HIV, a maior melhoria foi o número de pessoas que tomaram a PrEP para prevenir o HIV. Em 2021, cerca de 30% das 1,2 milhão de pessoas que poderiam se beneficiar da PrEP a receberam – uma melhoria notável em comparação com cerca de 13% da PrEP prescrita em 2017.
No entanto, embora a maioria das pessoas que poderiam se beneficiar da PrEP sejam negras ou hispânicas/latinas , as estimativas sugerem que relativamente poucos negros ou hispânicos/latinos receberam PrEP prescrita em 2021.
“Pelo menos três pessoas nos EUA contraem HIV a cada hora – em um momento em que temos opções de prevenção e tratamento mais eficazes do que nunca”, disse Robyn Neblett Fanfair, MD, MPH, Diretor Interino da Divisão de Prevenção ao HIV do CDC. “Essas ferramentas devem atingir profundamente as comunidades e ser entregues mais rapidamente para expandir o progresso de alguns grupos para todos os grupos.”
Fonte: CDC